A reprodução total ou parcial de qualquer texto deste blog, sem a permissão por escrito do autor, será considerado crime e o infrator (a) responderá processo judicial por infringir a lei de direitos autorais!

Translate

Pesquisar este blog

Seguidores

Gostou deste blog? Então por favor, compartilhe nas redes sociais! OBRIGADO!!!

sábado, 18 de junho de 2011

Grutinha

Por Francisco Sousa e Agnaldo França


Criada em 1966, a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, tem potencial para se tornar um atrativo turístico da cidade de Caririaçu num futuro não tão distante. Estando-se no local, tem-se uma visão panorâmica de boa parte da cidade e do Vale do Cariri.
Antes de esmiuçarmos um pouco da história do monumento religioso, cabe aqui relatarmos um fato, já um tanto conhecido de alguns segmentos da honrosa população são-pedrense. Todavia, mesmo assim vale como conhecimento aos néscios. O surgimento do bairro Bico da Arara, bairro onde foi erigida a construção, recebe este nome por um motivo estapafúrdio. Segundo a senhora Eremita Dantas da Silva, que reside no mesmo lar há quase oito décadas, uma arara construiu seu ninho num oco de um cajueiro que ficava ao lado da vereda que os agricultores usavam para ir ao roçado. A fim de proteger sua prole, a ingênua arara punha-se dentro de seu valhacouto e deixava apenas o bico fora do ninho quando um transeunte aparecia. Seu bico belo e inocente não tardou a chamar a atenção, as pessoas passaram a chamar o local de bico da arara, o qual perdura até os dias contemporâneos.
A Grutinha, como é mais conhecida em nossa cidade, foi construída após uma suposta intervenção divina.
Corria a década de 1960, uma mulher de nome Edite foi acometida por uma grave e dolorosa enfermidade. A medicina da época ainda obsoleta e incipiente aqui em Caririaçu não conseguiu extirpar a moléstia. Seu esposo, Donzim Caboclo[1] vendo tal sofrimento, fez uma promessa à Santa Bernadete e Nossa Senhora de Lourdes para que rogassem ao Santíssimo à cura de sua companheira e como forma de oferenda perpetraria a construção de uma capela.
Chegando a meados do ano de 1966, Edite recebeu a alvíssara de que sua chaga estava exaurida. Então Donzim ordenou a construção da ermida. Ela foi construída por seu sobrinho, que também tinha a alcunha de Donzim, e por José Rodrigues de Melo, que tinha o singelo epíteto de Zé Bico.
Erigida sobre um lajeiro, de propriedade particular, porem aberto a interessados em conhecê-la, sua arquitetura é rústica, feita artesanalmente de argamassa e rochas irregulares. No interior encontram-se algumas imagens sacras. Na parte superior externa, encontra-se uma cruz fixada, também constituída de pedras. Em frente há alguns bancos de concreto para a acomodação de fiéis e visitantes.
Anualmente ocorrem liturgias no mês de fevereiro, iniciando no dia 2 e vai até o dia 11, dia de Nossa Senhora de Lourdes. As súplicas religiosas atraem pessoas de todos os rincões da sede do município, com destaque para o próprio Bico da Arara, Cedron, Queimadas, Mestre Neco, Abílio Unias e Conjunto Santo Antonio.
Segundos os proprietários, as autarquias públicas municipais são inoperantes no que concerne a investimentos em infra-estrutura. Pois falta melhorias em iluminação, acesso, entre outros.
Aqui, alguns integrantes da turma do curso de turismo
A grutinha, como é vulgarmente conhecida, mostra a grandeza, a engenhosidade e o brilhantismo da religiosidade popular em nossa cidade.
O rochedo sobre o qual foi construída a ermida ainda é objeto de estudo da Universidade Regional do Cariri-URCA. Esse rochedo constituído de rochas cristalinas provavelmente são as pedras que primeiro surgiram na Região do Cariri.



[1] Irmão do ex-prefeito de nossa cidade Raimundo Rodrigues Sobrinho, vulgarmente conhecido como Raimundo Caboclo.

1 comentários:

  1. CARA AMIGA TEREZINHA, QUANDO TIVE O PRAZER DE LER ESSES DOIS COMENTARIOS SOBRE A PEDRA DO OCO E A GRUTINHA, ME EMOCIONEI MUITO, LEMBREI-ME DOS NOSSOS TEMPOS DE INFÂNCIA NA RUA DA MACAUBA, NO (MACAUBAL), TEMPOS INESQUECIVEIS E IRRECUPERAVEIS, MAS QUE FICARAM EM NOSSAS MEMORIAS PERPETUADOS PELAS NOSSAS VIDAS, VC MUITO ME ORGULHA POR SER UMA GRANDE PATRIOTA E GOSTA DO LUGAR QUE ONDE VC E TODA SUA FAMILIA CRESCEU E ALGUNS VIVE ÁTÉ HOJE!! UM FORTE ABRAÇO DE SEU AMIGO E CONTERRANEO CLAUDIO MELO, COMO VC ME CONHECE CLAUDIM DE BOLIVAR!!!

    ResponderExcluir