Em 27 de setembro de 1978 a revista Veja, principal noticioso impresso do país, dedicou duas páginas à nossa cidade na sua edição nº 525 daquela data. Isso mesmo ilustre leitor, a famigerada Veja dissertando sobre Caririaçu.
Em princípio trata-se uma publicidade do banco Bradesco[1].
A matéria cita Lampião e Pe. Cícero, tanto que este é o título da reportagem: AQUI LAMPIÃO NÃO ENTROU EM RESPEITO AO PADRE CÍCERO. Este foi inspirado numa fala do Pe.Vicente Alves Feitosa, que disse que Lampião realmente andou pelas cercanias da cidade e como respeitava muito o Pe.Cícero não adentrou nela[2].
A matéria cita Lampião e Pe. Cícero, tanto que este é o título da reportagem: AQUI LAMPIÃO NÃO ENTROU EM RESPEITO AO PADRE CÍCERO. Este foi inspirado numa fala do Pe.Vicente Alves Feitosa, que disse que Lampião realmente andou pelas cercanias da cidade e como respeitava muito o Pe.Cícero não adentrou nela[2].
A redação cita os principais produtos de nossa cidade na época, a saber: sisal, feijão, milho e algodão; e da dificuldade de escoá-los devido à falta de estradas. Cita também que a cidade já foi chamada de São Pedro. Fala de Afonso de Oliveira Borges[3] como sendo o habitante mais idoso da cidade.
A reportagem traz imagens históricas de Caririaçu. Tentou-se nelas retratar bem a cidade na época, mostrando o pouco progresso.
![]() |
1ª Página |
Uma curiosidade é que o prefeito da época, Raimundo Bezerra Lima, já tinha planos de desenvolver a indústria do turismo em nossa cidade, aproveitando se da vinda de fiéis para cidade vizinha de Juazeiro do Norte.
Chega de papo, aqui eu calo-me e deixo o(a) amigo(a) visitante deste mísero blog tirar suas próprias conclusões.
Chega de papo, aqui eu calo-me e deixo o(a) amigo(a) visitante deste mísero blog tirar suas próprias conclusões.
![]() |
2ª Página |
[1] Primeira agência bancária de Caririaçu. Depois vieram o BEC (Banco do Estado do Ceará) que foi privatizado junto ao próprio Bradesco no governo de Lúcio Alcântara e o BB (Banco do Brasil). O Bradesco funcionou na Rua Cel.Vulpino, em frente a igreja matriz.
[2] Conta-se que Lampião e seus companheiros pernoitaram embaixo de uma árvore no caminho do Bico da Arara (na época não existia ainda aquele bairro).
[3] Ex-prefeito de Caririaçu.
Gostei muito da matéria exposta no seu blog e gostaria tbm de contribuir para a divulgação da história de nossa cidade, eu tenho um blog chamado loucosporhistorialocal.blogspot.com e nele eu postei um trecho de um artigo com a história de Miguel Xavier (distrito de caririaçu) onde através do texto podemos tornar mais acessivel a historia local de nossa terrinha natal.
ResponderExcluirSe vc se interessar em postar meu texto eu ficarei muito grato.
abraço
EXISTEM CERTOS SAUDOSISTAS EM CARIRIAÇU QUE QUERIAM A CIDADE AINDA ASSIM... SEM ESTRADAS, SEM INFRAESTRUTURA, SEM ESCOLAS, SEM HOSPITAL... MAS O TEMPO PASSOU E A TECNOLOGIA, O DESENVOLVIMENTO CHEGOU E COM MUITA FORÇA...
ResponderExcluirPAULO RONEY COSTA
EX-DIRETOR DO DEMUTRAN DE CARIRIAÇU
Acho interessante CHICO, essa sua idéia e disposição de resgatar alguns valores históricos do nosso município. Isso é importante para compreender o nosso passado, entender o nosso presente e planejar o futuro. Acho que não é saudosismo mesmo; todos nós deveríamos respirar históri. É interessante que você busque nos distritos também e faça pesquisas e consultas com os professores de história, sociologia, etc. Parabéns pelo trabalho e pela iniciativa. Precisamos divulgar mais.
ResponderExcluirResgastar a história, como também preservá-la é primordial para a cultura de um povo... aprovo a idéia de que devemos ter nas cidades ´prédios históricos conservados, com aparência bem cuidada e sempre sendo feita as devidas manutenções... Porém, quando não for possivel manter esses prédios intactos, preservando a história, dê a ele funcionalidade que eles merecem, como foi o caso do Prédio do MUNICIPAL, escola que fez parte de um passado brilhante na educação de Juazeiro do Norte, onde o atual Prefeito Dr. Santana o transformou num organizado e estruturado centro administrativo.
ResponderExcluirCaririaçu está crescendo e necessita receber cada vez mais investimentos do poder público, e assim poder melhorar ainda mais a qualidade de vida dos seus habitantes.
PAULO RONEY COSTA
CHEFE DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E PROJETOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA DE JUAZEIRO DO NORTE-CE
é tudo muito interessante,gostaria de pedir ao competente redator para de uma proxima vez falar do sitio poço dos paus onde fica a pitoresca capela de Nossa Senhora Auxiliadora,desde então agradeço-vos a atenção.
ResponderExcluir