A reprodução total ou parcial de qualquer texto deste blog, sem a permissão por escrito do autor, será considerado crime e o infrator (a) responderá processo judicial por infringir a lei de direitos autorais!

Translate

Pesquisar este blog

Seguidores

Gostou deste blog? Então por favor, compartilhe nas redes sociais! OBRIGADO!!!

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Banheiro público, biblioteca idem!


Do lado esquerdo da Igreja de São Pedro no centro de Caririaçu, havia um círculo que servia apenas para ornamentar a praça que envolve a igreja. Há alguns anos a prefeitura resolveu fazer ali um banheiro.
Na época serviu o banheiro para pilhéria de algumas pessoas, mas ele não foi de todo mal.
À frente dos sanitários masculino e feminino, foi edificado um cômodo contíguo.  Lá já se colocaram alguns artigos à venda, principalmente artesanatos locais, mas não se sabe o motivo, talvez o volume de vendas tenha sido pouco, a lojinha não floresceu e de algum tempo pra cá este aposento se encontra fechado, praticamente sem nenhuma função.
Pois bem secretaria de cultura, a sugestão é transformar aquele espaço ocioso numa pequena biblioteca.
Quem gosta de ler sabe que nem sempre se encontra o que se procura. Porque não a prefeitura tentar amenizar essa procura? Sabemos que livros são caros e são mais caros ainda pra nós que sobrevivemos com um mísero salário mínimo, mas para a administração pública, que pega em milhões, não deve ser tão caro assim.
Quem adquire livros com frequência desembolsa uma boa quantia, obras literárias chegam a ser quase um artigo de luxo devido ao seu preço. A Presidência da República, percebendo isso, está criando o vale-cultura, uma ação louvável do Estado brasileiro.
Crie-se uma biblioteca lá, porque além da tentativa de oferecer conhecimento a população, serve também para a propaganda da instituição. Pense quando aqui chegarem turistas, qual visão eles terão da cidade quando se deparem com uma biblioteca, ao invés de uma boca de fumo.
Mas pode-se perfeitamente dizer que já temos uma biblioteca pública. Certo, mas desde quando livros e conhecimento são muitos? Quanto mais, não seria melhor?
Coloquem-se mesas e cadeiras no entorno e, interessantíssimo seria, dotar o espaço com internet wi-fi.
Já que não temos cinemas, seria profícua a exibição de filmes que também é um belo instrumento para se conseguir conhecimento e, assim, desgastar a nuvem de ignorância que habita em nossas cabeças.
Com isso os políticos não estariam criando cobras para lhes picar depois. Estariam criando sim, cidadãos que poderiam melhorar a nossa cidade no futuro. Afinal, um povo educado trabalha melhor, consome melhor, vota melhor e não dá tanta importância à vida alheia.
Todo político bem ou mal intencionado deseja realizar obras para a posteridade e que bela obra não seria essa? Fazer uma biblioteca no centro da cidade exposta aos olhos de todo mundo. Será que existiria feito mais edificante que uma prefeitura pudesse fazer além de tentar instruir os seus munícipes?
Faça-se alguma coisa antes que aquele ambiente seja usado para o comércio e para o uso de drogas. Essa é uma medida simples e não custa quase nada.
Criou-se uma secretaria de segurança para tentar inibir a criminalidade que por hora reina em nossa cidade. Mas é sabido que violência não se combate apenas com repressão, se combate principalmente com ações inibidoras e educativas dos poderes públicos. O que foi exposto acima é uma bela ação ou deixemos que o aquele ambiente se torne uma cracolandia, cacoinalandia ou oxilandia?
Os reacionários inventarão mil e uma objeções. Todavia, a melhor forma de refutar uma coisa, é propondo outra melhor.

PS: Para quem mangou da inauguração de um orelhão, fazer uma biblioteca pública também é uma forma de satirizar aquele vil ato de tentar iludir o povo.

PS2: O amigo Antonio Messias aconselhou que essa ideia seria melhor aproveitada, se fosse enviada em forma de projeto para a secretaria de cultura. Mas o poder está tão perto, que julgo desnecessário apelar para a burocracia.