Próximo ao Distrito de Miragem[1], na fronteira com a cidade de Crato encontra-se a Fazenda Serra Verde. Fundada em 1860, pelo frances Achiles Boris[2]. Ela era fronteiriça como os municípios de Farias Brito, Várzea Alegre, Granjeiro e Crato.
![]() |
Visita a Antiga Fazenda Serra Verde |
A fazenda foi adquirida pelo Cel. Belém do Crato. Ele caiu do poder de 3º vice-presidente do Ceará em 29 de junho de 1904, assumindo o seu posto Cel. Antonio Luiz Alves Pequeno. Boris que era credor de Belem durante o seu governo na cidade cratense, adquiriu a fazenda como forma de quitação de uma dívida de 50 contos de réis.
![]() |
Cel. Botelho |
À época, a fazenda era a maior propriedade rural do Ceará. O seu principal produto era o algodão, porem produzia-se também milho, feijão, arroz, cana-de-açúcar e seus derivados como rapadura e aguardente.
No período áureo a propriedade chegou a produzir: Bovinos para o abate - 25.555 arrobas: Matrizes bovinas para a produção - 339 cabeças: Suínos para o abate - 71.800 quilos; Suínos para reprodução -105 cabeças; Arroz 4.400 sacos de 60 quilos; Foram reservadas 100 tarefas para o plantio de arroz, construção de galpões para tratores e máquinas, estábulos, pequeno centro médico, energia e telefone. Muitos desses produtos eram comercializados em outras cidades do Cariri.
![]() |
Capelinha na Serra Verde |
PARA FOI DE SUMA IMPORTÂNCIA A LEITURA DO BREVE RELATO FEITO A RESPEITO DA FAZENDA SERRA VERDE.
ResponderExcluirA Fazenda Serra Verde, teve grande importância na seca 1970, fornecendo para a sua gente 90% dos estoques de cereais para saciar a fome dos moradores sertanejos, que não tiveram nenhuma ajuda do governo através da SUDENE, órgão criando para o desenvolvimento rural do Nordeste.
ResponderExcluirEste cenário fez parte da minha infância. Parecia que a gente estava num conto e a imaginação ia longeee! Parabéns pela valorização da história da nossa Caririaçu!
ResponderExcluir