A reprodução total ou parcial de qualquer texto deste blog, sem a permissão por escrito do autor, será considerado crime e o infrator (a) responderá processo judicial por infringir a lei de direitos autorais!

Translate

Pesquisar este blog

Seguidores

Gostou deste blog? Então por favor, compartilhe nas redes sociais! OBRIGADO!!!

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Semáforo em Caririaçu

Não é de hoje que Caririaçu tem um trânsito caótico. Há tempos a nossa cidade apresenta problemas no tráfego de suas principais ruas, há inclusive, casos com vítimas fatais. E esse problema só vem aumentando com a explosão de vendas de motos[1].
Para piorar ainda mais essa situação o governo municipal, em meados de 2009, tem a “brilhante” ideia de asfaltar essas ruas. Não se satisfazendo, na segunda quinzena de agosto de 2011, tem o “invejoso” plano de instalar semáforos[2] nos principais cruzamentos da cidade. Esses cruzamentos foram: Carlos Morais e José Nogueira de Melo, Carlos Morais e Luiz Rolim e Carlos Morais e Luiz Bezerra.
Detalhe: pedestre não é para atravessar rua não, pois quando um sinal fecha de um lado, abre-se o outro do outro lado. Como os pedestres atravessarão as ruas? Já que os motoristas e pilotos não os respeitam, nem o sinal fecha pra eles atravessarem. Será que vamos ter que aprender a voar para poder cruzar uma simples rua?
Eis que surge uma pergunta: será que uma cidade com cerca de 26[3] mil habitantes (dos quais praticamente metade se encontram na zona rural[4]) precisa de ruas asfaltadas e com semáforos?
Acredito que 14 mil pessoas não necessitam de pavimentação asfáltica e sinais de trânsito.
Mas aqui aparece outra pergunta: já que não precisamos, por que asfaltaram nossas ruas?
Vou ser simples e direto: para nos enganar.
Quer uma explicação? Então lá vai: a classe política usa todo tipo de malandragem para conseguir respaldo perante o povo. E um desses principais ardis trata-se do progresso visual. Progresso ilusório, para nos iludir, pois esse não é o progresso que realmente necessitamos, ele só serve para alguns babacas dizerem: “oh prefeitão trabalhador”. Meu Deus quanto ignorância.
Porem um certo fulano diz: precisamos de ruas asfaltadas e sinalizadas sim, pois agora temos a Rodovia Pe. Cícero. Esse é um ponto importante. Todavia o que se vê até agora é que essa rodovia só trouxe problemas. Talvez a longo prazo ela traga o “tão sonhado” progresso, mas esse é um outro assunto.
Digo sem medo de cometer um erro e nem tampouco de ser refutado (pois não estou professando verdades, estou apenas querendo levantar discussão a respeito daquilo que nos interessa), que não carecemos disso, desse petróleo sob nossos pés.
Entretanto, alguns imbecis e que não sabem o que dizem (ou sabem até demais), afirmam que a cidade fica mais moderna. Mas este fato está alem da minha percepção. Não consigo entender como em plena era da discussão sobre sustentabilidade, poluição pode implicar em progresso. Outra coisa: nossa cidade é pequena e isto é fato, mas quer ser grande à força. Sendo assim, nem lucra por ser pequena e nem tampouco por ser grande.
Julgo eu que progresso seria: ter saúde de qualidade (com equipe médica bem aparelhada), educação decente e segurança confiável. Contudo, eis o que temos: prédios públicos feitos para servirem de unidades de saúde sem médicos e sem enfermeiros (verdadeiros elefantes brancos), educação deplorável e drogas ilícitas batendo a nossa porta pedindo pra entrar.
Amados e queridos irmãos caririaçuenses vamos ser mais críticos de nós mesmos, vamos ser protagonistas de nossa própria história, vamos deixar de serem marionetes nas mãos de quem administra a coisa pública (res publica). Vivemos numa democracia, mas ela só existe de fato quando a população tem consciência de seu papel, então vamos buscar alimento pra cabeça, vamos atrás de conhecimento.
Quando a população é ignorante fica no que está aí: a tirania de uma minoria esclarecida sobre uma maioria alienada. Porem essa maioria se julga conhecedora do bem e do mal e não conhece nem ela mesma. Vamos acordar do profundo sono da ignorância, só assim sairemos das trevas e da manipulação.


[1] Vende-se cerca de 1000 motocicletas por mês na Região do Cariri.
[2] Os semáforos foram instalados em 17 de agosto e começaram a funcionar dia 31 do mesmo mês.
[3] O Censo de 2010 apontou que nossa cidade tem 26.393 habitantes.
[4] 47%.