A reprodução total ou parcial de qualquer texto deste blog, sem a permissão por escrito do autor, será considerado crime e o infrator (a) responderá processo judicial por infringir a lei de direitos autorais!

Translate

Pesquisar este blog

Seguidores

Gostou deste blog? Então por favor, compartilhe nas redes sociais! OBRIGADO!!!

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Carta aberta aos vereadores inimigos da cultura de Caririaçu

Bem, eu não me considero entendido nos assuntos da cultura local. Me considero sim um ignorante, o que implica em curiosidade e inconformidade com o pouco que se sabe, e assim estou sempre disposto a aprender.
Falo isso porque a cultura local é parte do que fez ser o que sou hoje e, como maneira de devolver o que a mim foi dado, tento escrever esses posts deste blog, que tentam levar um pouquinho de conhecimento e, geralmente, um ponto de vista ainda inexplorado sobre a nossa querida Serra de São Pedro.
Pois eis que fico sabendo que a Secretaria de Cultura envia à Câmara Municipal um projeto de lei que criaria o Sistema Municipal de Cultura. Não vou me ater a burocracia do projeto.
O que importa é que a nossa câmara dos comuns, com os votos dos lordes oposicionistas, rejeitou o tal projeto. Por quê? Eu não sei qual foi a justificativa. Será que cultura e voto são duas coisas antagônicas? Será que cultura não dá dinheiro? Será que é porque a cultura instrui? Será o pensamento infantil, idiota, egocêntrico, burro, limitado, míope, esquizofrênico e todos os adjetivos pejorativos do dicionário, que é só para dificultar o trabalho de quem está no governo que votaram contra. Se for isso, vocês não representam o povo, representam que o há de mais desprezível no ser humano. Como pode um político se sentir bem, praticando o mal a quem lhes deu o poder?
Algumas pessoas simpatizantes de vocês querem justificar os seus votos contrários alegando que havia no projeto uma cláusula que permitiria ao chefe do executivo municipal ou secretário da pasta fazer empréstimos financeiros. Oxente, e não pode gastar dinheiro com a cultural não? E mais, o projeto previa a criação do Conselho Municipal de Cultura, formado por sociedade civil, entidades classistas e poderes constituídos, e que serviria justamente para discutir recursos financeiros, entre outras coisas.
Eu sei que mais uma vez, senhores vereadores, vocês repetirão o mantra de que trabalham para o bem do povo. Certo, então expliquem o que vocês entendem por bem. E por que querem censurar a cultura desse povo que vocês se dizem defensores?
Tal projeto, em linhas gerais, tem como objetivo fomentar as políticas públicas de revitalização e desenvolvimento das atividades culturais em nosso município.
A nossa cidade carece de estudo, pesquisa e aprofundamento na sua história, na atividade do seu povo, nas manifestações da nossa gente. Quando chega um projeto que tenta dá início a isso, os senhores rejeitam. É assim que se trabalha para o povo? Vocês querem que o povo seja ignorante mesmo e recebam suas esmolas na época de eleição para que esse sistema prospere.
Eu não espero resposta, sei lá se alguns de vocês sabem ler ou só sabem contar dinheiro e levar vantagem em tudo, só quero que saibam que enquanto forem contrários a cultura da minha cidade, da minha terra, eu estarei de pé e queixo erguido valorizando a nossa cultura e lutando com as minhas palavras para que cidadãos como vocês sejam extintos da vida pública.

PS: a ideia de fazer esse texto surgiu da conversa com alguns amigos, de que um cada um usasse a sua arte para manifestar o seu repúdio a tal ação dos vereadores que barraram o projeto que criaria o Sistema Municipal de Cultura. Eu não sou artista, mas tentei dá o meu recado.