A reprodução total ou parcial de qualquer texto deste blog, sem a permissão por escrito do autor, será considerado crime e o infrator (a) responderá processo judicial por infringir a lei de direitos autorais!

Translate

Pesquisar este blog

Seguidores

Gostou deste blog? Então por favor, compartilhe nas redes sociais! OBRIGADO!!!

domingo, 1 de janeiro de 2012

Serra Verde

Próximo ao Distrito de Miragem[1], na fronteira com a cidade de Crato encontra-se a Fazenda Serra Verde. Fundada em 1860, pelo frances Achiles Boris[2]. Ela era fronteiriça como os municípios de Farias Brito, Várzea Alegre, Granjeiro e Crato.
Visita a Antiga Fazenda Serra Verde
A fazenda foi adquirida pelo Cel. Belém do Crato. Ele caiu do poder de 3º vice-presidente do Ceará em 29 de junho de 1904, assumindo o seu posto Cel. Antonio Luiz Alves Pequeno. Boris que era credor de Belem durante o seu governo na cidade cratense, adquiriu a fazenda como forma de quitação de uma dívida de 50 contos de réis.
Cel. Botelho
Para gerir a imensa propriedade foi trazido da cidade de Guaraminga o Sr. Francisco Botelho Filho, mais tarde se tornaria o Cel.Botelho. Conta-se que ele era um sujeito mui extrovertido. Elegeu-se prefeito de São Pedro em 1920. O principal acontecimento do seu governo e um dos mais importantes da nossa cidade foi à inauguração da iluminação elétrica da cidade em 1927. A concessão foi outorgada a firma Borges & Filhos, de propriedade de Clemente Ferreira Borges[3]. Ela pagava 50 mil réis à prefeitura pela concessão. Como homenagem simplória a um dos grandes vultos da nossa cidade, o seu nome foi dado a uma das principais artérias da nossa comuna.
À época, a fazenda era a maior propriedade rural do Ceará. O seu principal produto era o algodão, porem produzia-se também milho, feijão, arroz, cana-de-açúcar e seus derivados como rapadura e aguardente.
No período áureo a propriedade chegou a produzir: Bovinos para o abate - 25.555 arrobas: Matrizes bovinas para a produção - 339 cabeças: Suínos para o abate - 71.800 quilos; Suínos para reprodução -105 cabeças; Arroz 4.400 sacos de 60 quilos; Foram reservadas 100 tarefas para o plantio de arroz, construção de galpões para tratores e máquinas, estábulos, pequeno centro médico, energia e telefone. Muitos desses produtos eram comercializados em outras cidades do Cariri.
Capelinha na Serra Verde
Foi idealizada e construída por Hubert Bloc Boris[4] uma capelinha sacra na propriedade. Esta capela ainda encontra-se de pé e em boas condições de conservação.



[1] Antigo Santos.
[2] Cônsul Frances, banqueiro e exportador.
[3] Pai do ilustre advogado e escritor são pedrense, Raimundo de Oliveira Borges.
[4] Neto de Achiles.