A reprodução total ou parcial de qualquer texto deste blog, sem a permissão por escrito do autor, será considerado crime e o infrator (a) responderá processo judicial por infringir a lei de direitos autorais!

Translate

Pesquisar este blog

Seguidores

Gostou deste blog? Então por favor, compartilhe nas redes sociais! OBRIGADO!!!

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Semáforo em Caririaçu

Não é de hoje que Caririaçu tem um trânsito caótico. Há tempos a nossa cidade apresenta problemas no tráfego de suas principais ruas, há inclusive, casos com vítimas fatais. E esse problema só vem aumentando com a explosão de vendas de motos[1].
Para piorar ainda mais essa situação o governo municipal, em meados de 2009, tem a “brilhante” ideia de asfaltar essas ruas. Não se satisfazendo, na segunda quinzena de agosto de 2011, tem o “invejoso” plano de instalar semáforos[2] nos principais cruzamentos da cidade. Esses cruzamentos foram: Carlos Morais e José Nogueira de Melo, Carlos Morais e Luiz Rolim e Carlos Morais e Luiz Bezerra.
Detalhe: pedestre não é para atravessar rua não, pois quando um sinal fecha de um lado, abre-se o outro do outro lado. Como os pedestres atravessarão as ruas? Já que os motoristas e pilotos não os respeitam, nem o sinal fecha pra eles atravessarem. Será que vamos ter que aprender a voar para poder cruzar uma simples rua?
Eis que surge uma pergunta: será que uma cidade com cerca de 26[3] mil habitantes (dos quais praticamente metade se encontram na zona rural[4]) precisa de ruas asfaltadas e com semáforos?
Acredito que 14 mil pessoas não necessitam de pavimentação asfáltica e sinais de trânsito.
Mas aqui aparece outra pergunta: já que não precisamos, por que asfaltaram nossas ruas?
Vou ser simples e direto: para nos enganar.
Quer uma explicação? Então lá vai: a classe política usa todo tipo de malandragem para conseguir respaldo perante o povo. E um desses principais ardis trata-se do progresso visual. Progresso ilusório, para nos iludir, pois esse não é o progresso que realmente necessitamos, ele só serve para alguns babacas dizerem: “oh prefeitão trabalhador”. Meu Deus quanto ignorância.
Porem um certo fulano diz: precisamos de ruas asfaltadas e sinalizadas sim, pois agora temos a Rodovia Pe. Cícero. Esse é um ponto importante. Todavia o que se vê até agora é que essa rodovia só trouxe problemas. Talvez a longo prazo ela traga o “tão sonhado” progresso, mas esse é um outro assunto.
Digo sem medo de cometer um erro e nem tampouco de ser refutado (pois não estou professando verdades, estou apenas querendo levantar discussão a respeito daquilo que nos interessa), que não carecemos disso, desse petróleo sob nossos pés.
Entretanto, alguns imbecis e que não sabem o que dizem (ou sabem até demais), afirmam que a cidade fica mais moderna. Mas este fato está alem da minha percepção. Não consigo entender como em plena era da discussão sobre sustentabilidade, poluição pode implicar em progresso. Outra coisa: nossa cidade é pequena e isto é fato, mas quer ser grande à força. Sendo assim, nem lucra por ser pequena e nem tampouco por ser grande.
Julgo eu que progresso seria: ter saúde de qualidade (com equipe médica bem aparelhada), educação decente e segurança confiável. Contudo, eis o que temos: prédios públicos feitos para servirem de unidades de saúde sem médicos e sem enfermeiros (verdadeiros elefantes brancos), educação deplorável e drogas ilícitas batendo a nossa porta pedindo pra entrar.
Amados e queridos irmãos caririaçuenses vamos ser mais críticos de nós mesmos, vamos ser protagonistas de nossa própria história, vamos deixar de serem marionetes nas mãos de quem administra a coisa pública (res publica). Vivemos numa democracia, mas ela só existe de fato quando a população tem consciência de seu papel, então vamos buscar alimento pra cabeça, vamos atrás de conhecimento.
Quando a população é ignorante fica no que está aí: a tirania de uma minoria esclarecida sobre uma maioria alienada. Porem essa maioria se julga conhecedora do bem e do mal e não conhece nem ela mesma. Vamos acordar do profundo sono da ignorância, só assim sairemos das trevas e da manipulação.


[1] Vende-se cerca de 1000 motocicletas por mês na Região do Cariri.
[2] Os semáforos foram instalados em 17 de agosto e começaram a funcionar dia 31 do mesmo mês.
[3] O Censo de 2010 apontou que nossa cidade tem 26.393 habitantes.
[4] 47%.

22 comentários:

  1. Nao há nada errado com os semáforos,Semáforos sao fundamental pra uma cidade que quer seu transito organizado,Só tem que haver uma concientizaçao da populaçao as pessoas que circulao de carro e moto tem que se habilitar para isso.Na minha opiniao caririaçu teve uma evoluçao positiva,Nunca vi ninguem reclamar por existir semáforos normalmente se reclama quando nao existe,A cidade nunca vai melhorar seu transito se as pessoas pensarem dessa forma senhor francisco ...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. francisco, perece que vc está retrocedendo na sua visão. O progresso é necessario a todos os povos, a evolução é uma constante para todos os seres, e isso não exclui as cidades. para o povo evoluir seu meio precisa tambem progredir, de forma a satisfazer os anceios da população. os semáforos foram de grande revelia , uma vez que a população à muito reivindicava providencias a cerca do transito caotico desta cidade. O problema então não está no asfaltamento das ruas ou tão pouco a utilização do semáforos, está na concientização das pessoas a se educarem como cidadãos e respeitar as leis de transito existentes. desde de já deixo meu abraço, e espero que reveja esse contexto em que o asfalto e o semáforo de caririaçu estão prejudicando a população.

    ResponderExcluir
  4. Compreendo sua opniao Francisco, muitas vezes as pessoas nao conseguem ver o q realmente ha por traz das "grandes obras" em nome do "Tal progresso". O que acredito é que em Caririaçu as coisas estao acontecendo de traz pra frente: asfalto antes de saneamento basico, semaforos antes de educaçao de transito e ate mesmo antes da atuaçao efetiva do DEMUTRAN, que alias tem seus agentes de transito contratados ao inves de concursados e treinados para a funçao. E ai pergunto a algumas pessoas que comentarao seu texto. Será q voces estao realmente compreendendo o q esta acontecendo? Ou estao so aprovando o festival de oba, oba?

    ResponderExcluir
  5. Cara, tipo... Nada aver o que vooce falou, tome essa verdade para si, Não é porque eu sou de tal partido, que eu não quero o progresso de caririaçu, Pô ele ta crescendo, isso é indiscutivel, Os caririaçuenses independentemente de lado politico, quer ver o melhor para sua cidade, e grandes obras existem. Cara tu ja parou pra ler o que tu escreveu? tu ta reclamando de algo fundamental pra um transito organizado, tu axou ruim terem asfaltado as ruas? Nunca andou de bicicleta naqueles calçamentozim vagabundo que tinha? Por favor, quando quiser falar besteira, olha bem teu publico, Porque ninguem tem ouvido de pinico. e fica a dica: se tá axando ruim o crescimento de caririaçu, vai pra amazonia viver com os indios, ou procura uma tribo de canibal no canadá.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Semáforo: Verde "PODE PASSAR", Amarelo "ATENÇÃO", Vermelho "PARE" RSRSRSRSRS

    ResponderExcluir
  8. Na atual conjuntura de desenvolvimento econômico e social que vive a região do Cariri, é primordial que os gestores de cada município adotem as providências necessárias em promover a cidadania, através de ações imediatas, para a construção de bases sólidas para um desenvolvimento sustentavél. Caririaçu não é mais a cidade "onde o vento faz a curva", e também não é mais aquela "aldêia de indios" que foi no passado... Hoje a cidade se destaca como um dos portões de entrada da Região Metropolitana do Cariri, e tem obrigação de fazer bonito. O cançêr que ainda não foi eliminado do municipio de Caririaçu, é a questão politico-partidária, que atrasa e emperra o desenvolvimento da Cidade. Caro Francisco, você envergonha o povo de Caririaçu com sua opinião partidária, resistindo ao progresso. Fui Diretor do Demutran de Caririaçu durante dois anos de minha vida, e sofri muito com as pressões politico-partidárias, a gigantesca taxa de analfabetismo e ignorância de muitos setores da sociedade caririaçuense,incluindo ai, funcionários da própria prefeitura, contrários a organização eo progresso da cidade, alguns veredores que desconheçem o Código de Trânsito e não enfrentam o problema por temer desgaste politico, em fim, nunca eu havia sentido e visto na minha vida profissional um descaso tão grande com a segurança no trânsito por parte de algumas autoridades, tudo em nome dos seus currais eleitorais... coisa de cidade pequena. mas mesmo com dificuldades implantamos o maior Programa de Sinalização Viária da história de Caririaçu, foi realizado o ordenamento dos estacionamentos dos transportes alternativos, transferências de quiosques de áreas irregulares na praça central, aquisição de novo fardamento completo para os Agentes de Trânsito, rádios comunicadores, estruturação da sede, com aquisição de computador, birô,impressora, armário, ventilador e gelágua, campanhas educativas através de panfletos no rádio e tv,porém mesmo não estando mais na atual gestão do Prefeito Edmilson Leite, mesmo não tendo votado nele, pois moro em Juazeiro do Norte e voto aqui, e atualmente trabalho assessrando os DEMUTRANS DE MAURITI E COMO CHEFE DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E PROJETOS DA SECRETARIA DE CULTURA DE JUAZEIRO DO NORTE,e afirmo sem medo de errar ele é o melhor Prefeito do Ceará e de toda história politica de Caririaçu... Claro que nada é perfeito, mas quem viveu o atraso de Caririaçu no passado, aquele cemitério que era a cidade, que só tinha uma rua de entrada e outra de saída, e ver o que a cidade é hoje, sabe muito bem... a não ser que seja um cavalo ou um Jumento, pois esses animais não pensam, não tem conciência sobre ações admnistrativas, só servem mesmo para carregar carga nas costas e sujar a estrada com suas feses... mas pelo menos essas feses servem pra estrume. Acordem alienados politico-partidários, a cidade de vocês é muito bem administrada, é uma das mais desenvolvidas do Ceará, graças a atual gestão.
    Esses semáforos vieram pra melhorar, e claro, o Departamento Municipal deverá entrar em funcionamento em breve, apra aplicar Código Brasileiro de Trânsito, porém será preciso abrir a cabeça de alienados e apaixonados politico-partidários, que Caririaçu não é na África, Caririaçu é um municipio brasileiro que necessita de lei.
    PAULO RONEY COSTA - EX-DIRETOR DO DEMUTRAN DE CARIRIAÇU-CE

    ResponderExcluir
  9. Caririaçu precisa realmente melhorar cada vez mais o seu trânsito... dar prosseguimento a sinalização viária é importantissímo. É claro, que as ações administrativas na área do trânsito só vão apresentar nelhores resultados, quando o Departamento Municipal de Trânsito de Caririaçu, estiver em pleno funcionaemnto, com a jari formada, com mais Agentes de Trânsito concursados nas ruas, com apoio de policiais militares e civis, fazendo o cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro em Caririaçu, através de Blitzes, fiscalizando, educando e multando os infratores... E isso com certeza vai corrigir as irregularidades no trânsito.

    PAULO RONEY COSTA
    EX-DIRETOR DO DEMUTRAN DE CARIRIAÇU-CE

    ResponderExcluir
  10. CARIRIAÇU PRECISA SE ENQUADRAR NO CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO, PARA QUE SEJAM EVITADOS OS ACIDENTES DE TRÂNSITO, QUE TRAZEM DOR E TRISTEZA PARA AS VÍTIMAS E FAMILIARES, VIDAS CEIFADAS PREMATURAMENTE E ALTOS DISPÊNDIOS DE DINHEIRO PÚBLICO GASTOS COM ACIDENTADOS, QUE EM MUITOS CASOS SÃO IRRESPONSÁVEIS E VERDADEIROS SUICIDAS SOBRE RODAS.
    O NEGÓCIO É COLOCAR A LEI NA CIDADE E NÃO O PSDB, PMDB, PT, PSB,PV OU QUALQUER OUTRO PARTIDO... É LEI E NÃO PALANQUE PRA POLITICOS CORRUPTOS, MENTIROSOS E INCOMPETENTES SE APROVEITAREM DA ALIENAÇÃO DOS APAIXONADOS SEM IDEOLOGIA E QUE SE DEIXAM LEVAR PELA EMOÇÃO...
    PAULO RONEY COSTA
    EX-DIRETOR DO DEMUTRAN DE CARIRIAÇU-CE
    ANTI-PARTIDÁRIO

    ResponderExcluir
  11. Sr. Paulo Roney, muito obrigado por seus comentários, eles engrandecem esse mísero blog.
    Porém você cometeu um pequeno engano, julgou sem conhecer! Se você leu o meu perfil, sabe que não sou partidário de ninguém, não defendo ideologia alheia. Sou guerreiro do meu ponto de vista, se ele vai atacar quem tá no poder (que agora são os LEITE)não tenho culpa.
    Tem mais: Juazeiro e Crato conheço sim senhor, estudei Ciências Sociais na URCA (campus do Pimenta) até o 5º semestre e desisti por falta de renda, sou um pobre coitado e todo dia ia a essas cidades atrás de conhecimento e experiência, já que minha terra não oferecia.
    Eu não disse que o semáforo era supérfluo, disse sim, que tem outras prioridades mais urgentes.
    O problema é porque sou pobre não tenho o respaldo pra falar o que sei e o que penso. Já o senhor pode mim julgar e depreciar, pois vossa excelência é Secretário de Prefeitura e tem "status" perante a nossa injusta sociedade!

    ResponderExcluir
  12. Amigo Francisco

    Fico muito feliz com sua opinião, sobre o que eu escrevi. Bem, eu vejo que você é uma grande excessão dos caririaçuenses que tiveram oportunidade de estudar, e isso com certeza é algo muito importante. Seu Blog é um canal primordial para o desenvolvimento social de Caririaçu, e te parabenizo pela sua brilhante iniciativa. Peço a você que continue na sua luta e coloque sempre a verdade, sem fantasias ou mentiras, como você vem fazendo muito bem, pois assim você irá construir um mundo melhor, uma sociedade formada em bases culturais e com mais conheçimento de causa. Com realação a sua auto-inferioridade, procure não pensar dessa forma... pois você já é um vencedor, em ter conseguido estudar e ser um formador de opinião, e não se lastime pela sua condição de está numa classe social baixa, isso não quer dizer nada, porque muitos dos nossos grandes poetas, filosofos, professores, presidente da república vieram da probreza e hoje são grandes exemplos.
    Parabens pelo seu Blog e que você sempre discuta os asssuntos que são importantes para a sociedade de Caririaçu, e um dia, o povo dessa cidade estará mais consiente e preparado para ter seu DEMUTRAN EM PLENO FUNCIONAMENTO, FISCALIZANDO, EDUCANDO E MULTANDO OS INFRATORES, sem que essas ações sirvam de alimento para a oposição burra e parada no tempo, que lamentavélmente ainda existe em Caririaçu e assim essa cidade deixe de ser a lider absoluta de acidentes de trânsito no Ceará. E pode contar comigo para dar minha opinião e discutir idéias e pensamentos.
    PAULO RONEY COSTA
    EX-DIRETOR DO DEMUTRAN DE CARIRIAÇU E ATUAL CHEFE DE DIVISÃO DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E PROJETOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA DE JUAZEIRO DO NORTE E ASSESSOR ESPECIAL DO DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO DE MAURITI-CE

    ResponderExcluir
  13. SEU BLOG É MUITO IMPORTANTE PARA DISCUTIR E INFORMAR MELHOR AS PESSOAS... É UM CANAL PARA SE DISCUTIR MELHORES CONSDIÇÕES DE VIDA PARA OS NOSSOS IRMÃOS CARIRIAÇUENSES.
    PAULO RONEY COSTA
    CHEFE DE DIVISÃO DE ORÇAMENTO, PLANEJAMENTO E PROJETOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA DE JUAZEIRO DO NORTE-CE

    ResponderExcluir
  14. CARIRIAÇU NO YOU TUBE, DIGITE: TRÂNSITO EM CARIRIAÇU-CE E ASSISTA AS REPORTAGENS DA TV VERDES MARES SOBRE O TRÂNSITO EM CARIRIAÇU-CE
    PAULO RONEY COSTA
    EX-DIRETOR DO DEMUTRAN DE CARIRIAÇU-CE

    ResponderExcluir
  15. Mais uma vez muito obrigado pelos comentários, elogios e críticas Sr.Paulo Roney Costa.
    A ideia é continuar sempre atualizando esse blog e com esse ideal de melhorar nossa querida Serra de São Pedro.
    Porem é essencial que outras pessoas, igual ao senhor, possam dar a sua contribuição e sua opnião (mesmo que seja contária).
    A respeito da auto-inferiodade, não é culpa minha , mas vivemos numa sociedade materialista em que vale o que se tem (não tenho bens) e não a personalidade fraterna dos indivíduos.
    Novamente, muito obrigado!

    ResponderExcluir
  16. COM CERTEZA A NOSSA SOCIEDADE POSSUI INDIVIDUOS QUE DESCONHEÇEM O VALOR HUMANO... ACHAM QUE SÃO DONOS DA VERDADE PELO FATO DE POSSUIREM OBJETOS... MAS É IMPORTANTE QUE SAIBAMOS SER EXEMPLOS DE SABEDORIA, HONESTIDADE E COMPROMISSO COM O BEM ESTAR DO PRÓXIMO, POIS ISSO NÃO TEM PREÇO!!!
    PAULO RONEY COSTA
    CHEFE DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E PROJETOS DA SECRETARIA DE CULTURA DE JUAZEIRO DO NORTE E ASSESSOR TÉCNICO ESPECIAL DO DEMUTRAN DE MAURITI-CE

    ResponderExcluir
  17. CARIRRIAÇU LIDERA O INDICE DE ACIDENTES DE TRÂNSITO NO ESTADO DO CEARÁ, SUPERANDO EM INDICE DE PROPORCIONALIDADE POPULACIONAL A CAPITAL FORTALEZA, OU SEJA, EM APENAS NOS PRIMEIROS SEIS MESES DE 2010 OCORRERAM EM CARIRIAÇU 117 ACIDENTES, EM CERCA DE 90% ENVOLVENDO MOTOS,DEIXANDO UM SALDO DE 170 VÍTIMAS, DAS QUAIS 8 VIERAM A ÓBITO. RESULTADO DA AUSÊNCIA DE AÇÕES REPRESSIVAS POR PARTE DO PODER PÚBLICO, QUE POR QUESTÕES POLITICO PARTIDÁRIAS DEIXOU DE CUMPRIR SUAS ATRIBUIÇÕES EM FISCALIZAR COM RIGOR O TRÂNSITO.
    PAULO RONEY COSTA
    EX-DIRETOR DO DEMUTRAN DE CARIRIAÇU E ATUAL CHEFE DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E PROJETOS DA SECTUR DE JUAZEIRO DO NORTE E ASSESSOR ESPECIAL DO DEMUTRAN DE MAURITI-CE

    ResponderExcluir
  18. É PRECISO QUE A POPULAÇÃO DE CARIRIAÇU AMADUREÇA POLITICAMENTE E NÃO FAÇA CHANTAGEM CO AMEAÇAS AO GESTOR QUE OUSAR EM MUDAR A REALIDADEM QUE AI SE APRESENTA. POIS MUITOS ACABAM USANDO DE MÁ FÉ O VOTO DADO AOS GESTORES PARA DESCUMPRIR A LEI.
    PAULO RONEY COSTA
    EX-DIRETOR DO DEMUTRAN DE CARIRIAÇU-CE

    ResponderExcluir
  19. CARIRIAÇU TEM UMA POPULAÇÃO TRABALHADORA, HONESTA E INTELIGENTE... O PROBLEMA É QUE OS POLITICOS-PARTIDÁRIOS, VERMES PARTIDÁRIOS, PARASITAS, QUEREM QUE A CIDADE VIVA NO ATRASO, COM UM CURRAL DE JUMENTOS PARA DAR VOTOS A CADA QUATRO ANOS... E VER A CIDADE SEM ASFALTO, SEM ESCOLA, SEM HOSPITAL, SEM MEDICAMENTOS... LAMENTAVELMENTE, A MENTALIDADE DE ALGUNS É QUE ATRAPALHAM O PROCESSO...AGRADEÇAM A EDMILSON LEITE SEUS "BURROS", SE NÃO FOSSE EDMILSON LEITE, CARIRIAÇU CONTINUARIA AINDA UMA ALDÊIA DE INDIOS EM PLENO SÉCULO XXI, SÓ COM UMA RUA DE ENTRADA E OUTR DE SAÍDA... SERÁ QUE VOC^^ES SÃO TÃO CEGOS ASSIM? E ESSA HISTÓRIA DE LEITE NO PODER É PURA IDIOTISSE... QUEM TIVER NO PODER TEM QUE TRABALAHAR, CUMPRIR SUAS OBRIGAÇÕES, CLARO QUE O PREFEITO ATUAL NÃO FAZ COMO OS OUTROS, QUE DISTRIBUIA ESMOLAS NAS ESQUINAS DA CIDADE... O POVO DEVE COBRAR MUDANÇAS... O ATUAL PREFEITO TEM MOSTRADO UM TRABALHO BRILHANTE COMO NUNCA FOI FEITO NA HISTÓRIA POLITICA E ADMNISTRATIVA DE CARIRIAÇU-CE.
    PAULO RONEY COSTA
    EX-DIRETOR DO DEMUTRAN DE CARIRIAÇU
    OBS: NÃO VOTO EM CARIRIAÇU, NÃO SOU DE NENHUM PARTIDO

    ResponderExcluir
  20. A DISCUSSÃO É BOA, MAS, VAMOS MELHORAR O NÍVEL.PODEMOS FALAR A VERDADE SEM DIMINUIR AS PESSOAS, COLOCANDO-AS TODAS NA MESMA VALA.

    ResponderExcluir