A reprodução total ou parcial de qualquer texto deste blog, sem a permissão por escrito do autor, será considerado crime e o infrator (a) responderá processo judicial por infringir a lei de direitos autorais!

Translate

Pesquisar este blog

Seguidores

Gostou deste blog? Então por favor, compartilhe nas redes sociais! OBRIGADO!!!

domingo, 23 de outubro de 2011

Folha de Caririaçu

No último mês de setembro Caririaçu ganhou um novo veículo midiático, trata-se do noticioso impresso Folha de Caririaçu.
Houve-se um evento no Colégio Plácido para o seu lançamento e lá enfatizou-se que o folhetim estaria comprometido com a imparcialidade, a clareza, a honestidade e a verdade.
Já foram lançadas duas edições do jornal e o que se observa é que não há essa neutralidade que se falou tanto. Muito pelo contrário, existe explicitamente um direcionamento “político” para atacar a inoperância da gestão pública municipal.
As matérias apresentadas são pouco exploradas, não existe aprofundamento investigativo para as razões dos problemas, há apenas o julgamento parcial dos fatos abordados de maneira bem superficial. Até parece um outdoor da oposição e isso é manipulação, é subestimar aos leitores.
Para se ter a tal imparcialidade, o Direito nos ensinou uma regrinha básica: ouvir os dois lados, os prós e os contra.
Mas do meu ponto de vista existe uma explicação razoável para isso. Na cerimônia de publicação, o mediador afirmou que esse jornal só foi possível com a ajuda de um burguês bem conhecido da nossa cidade. Alguém em algum lugar disse acertadamente que a propaganda é quem faz o jornal. Eis aí a elucidação do fato: a mídia muitas vezes só é possível graças a patrocinadores[1], sendo assim o veículo midiático fica preso ao seu patrocinador, não podendo diferir de seus ideais marqueteiros. Destarte ele manipula, omite ou explora determinado fato.
Então esse empresário sendo o principal patrocinador do jornal e opositor declarado do atual administrador, é “normal” que esse jornal ataque a gestão atual para regozijo do burguês.
PS: Editores do Folha de Caririaçu, se quiserem direito de resposta, favor entrar em contato!


[1] Mas este pobre blog é uma prova de que a imprensa não necessariamente precisa de um patrocinador, a não que os editores além de informar também quiserem lucrar.

3 comentários:

  1. Interessante, estamos em 2012 e há quase três meses que foi postada essa informação e ninguém comentou-a. Nem mesmo aqueles que te criticaram Chico, quando de alguma forma criticastes a administração. Tens alguma explicação?

    ResponderExcluir
  2. Célio Mendonça em primeiro lugar muito obrigado pelos comentários, você desempenhando a função social mais importante que temos (lecionar), engrandece imensuravelmente esse pobre blog.
    A respeito da sua pergunta, não sei lhe dar uma resposta. Mas posso arriscar. Deixando a modéstia de lado e usando mais a sinceridade, você deve ter percebido que as postagens deste blog, ou seja, minhas opiniões são recheadas de críticas, porem sem baixarias e acredito que essa é a questão. As pessoas não comentam porque não é difamando ninguém, já que na nossa querida Serra não sabe fazer críticas, só se sabe falar dos outros.

    ResponderExcluir
  3. A CADA MOMENTO QUE PASSA, CARIRIAÇU VEM CONQUISTANDO SEU ESPAÇO, SEJA NA ÁREA POLITICA, ADMINISTRATIVA, CULTURAL E AGORA NA MÍDA IMPRESSA E INTERNET. PARABENIZO A ESSES CARIRIAÇUENSES CRIADORES, EMPREENDEDORES QUE SABEM DA IMPORTÂNCIA DA SUA CIDADE, COMO UM MUNICIPIO QUE BUSCA CADA VEZ MAIS SE TORNAR UM POLO DE CONVERGÊNCIA PARA A REGIÃO METROPOLITANA DO CARIRI, E NESSA CONDIÇÃO É PRECISO QUE A SOCIEDADE LOCAL DISCUTA A IMPORTÂNCIA DE SE IMPLEMENTAR AS POLITICAS PÚBLICAS, SEM CRIAR EMBARAÇOS OU CONFUNDIR A MENTE DAS PESSOAS. VEJO DE FORMA MUITO POSITIVA A CRIAÇÃO DE UM JORNAL COMO ESSE, É IMPORTANTE QUE A POPULAÇÃO DISCUTA O SEU PAPEL, COMO TAMBÉM ENTENDA O FUNCIOANMENTO E AS PRIORIDADES QUE O MUNICIPIO TEM. PORÉM, COMO TODO VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO DE MASSAS, FAZ-SE NECESSÁRIO QUE SEUS AUTORES, DIRETORES ETC, NÃO O UTILIZEM SEM RESPONSABILIDADE, MOSTRANDO APENAS DEFICIÊNCIAS, É PRECISO QUE MOSTRE TAMBÉM AS SOLUÇÕES REALIZADAS, POIS SÓ ASSIM FARÁ UM TRABALHO DE INFORMAÇÃO BASEADO EM PARAMÊTROS LEGAIS AGINDO COM SERIEDADE E IMPARCIALIDADE NA INFORMAÇÃO.
    PAULO RONEY COSTA
    EX-DIRETOR DO DEMUTRAN DE CARIRIAÇU
    ATUAL CHEFE DE PLANEJAMNTO, ORÇAMENTO E PROJETO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E ASSESSOR TÉCNICO ESPECIAL DO DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO DE MAURITI-CE

    ResponderExcluir