A reprodução total ou parcial de qualquer texto deste blog, sem a permissão por escrito do autor, será considerado crime e o infrator (a) responderá processo judicial por infringir a lei de direitos autorais!

Translate

Pesquisar este blog

Seguidores

Gostou deste blog? Então por favor, compartilhe nas redes sociais! OBRIGADO!!!

terça-feira, 8 de maio de 2012

Padre Cícero em Caririaçu


Os anais da história revelam que o padre Cícero Romão Batista foi vigário da paróquia de São Pedro do Crato no final do século XIX.
São Pedro do Crato tornou-se Caririaçu e desde sempre se comenta na cidade que Caririaçu foi à única urbe onde o padre foi vigário. Parece até um mantra verbalizado pelos habitantes mais velhos ensinando e transmitindo inconscientemente aos mais novos a também repetirem a desgastada e ineficiente frase: Caririaçu é a única cidade onde o Padre Cícero foi vigário.
Ineficiente porque ao repetirem a tal frase eles reivindicam que a cidade progrida explorando a imagem do sacerdote.
Entretanto ninguém busca realmente conhecer como se deu a passagem do núncio na Serra. Não investigamos o passado que nos pertence, não procuramos conhecer pessoas, objetos e fatos sociais que contribuíram para as coisas estarem como estão. Fruto ainda da ignorância de uma sociedade comandada por coronéis.
Apenas ligamos a TV e postamos frasesinhas bonitinhas nas redes sociais. No facebook manifestamos todo o nosso amor a Deus, mas não ligamos se o nosso vizinho tem o que comer, afinal a divindade maior está no mundo virtual e volátil dos computadores e não na solicitude com os irmãos terrenos.
Mas Caririaçu hoje conta com uma classe universitária considerada, ela engloba diversas áreas do conhecimento humano e que poderá esmiuçar a estada do famoso padre em nossa cidade.
Universitários pelo respaldo que vocês têm diante da sociedade e pela responsabilidade com o desenvolvimento holístico da mesma, a bola está com vocês. E aí, vai ser gol?
Porém, não é de total responsabilidade da classe estudantil o resgate dos fatos passados com implicações no presente. A classe política e empresária também poderia dar a sua contribuição. Pois só teriam a ganhar explorando o turismo religioso em nossa “Serra”! Isso traria geração de emprego, renda e de oportunidades para uma gente marginalizada por não ter os subsídios para adentrar no “mundo civilizado: o consumismo”.
Todavia, nada fazem para explorarem esse acontecimento, a não ser verbalizarem a arcaica expressão: Caririaçu é única cidade onde o Padre Cícero foi vigário.
Seria legal compilar todas as informações que alguns indivíduos da cidade sabem a respeito do cearense do século. Depois fazer uma conferencia, reunião, seminário, simpósio, encontro, assembleia, conciliábulo, não importa a terminologia, importa é fazer alguma coisa.
Sociedade civil, vamos manifestarmos-nos. Edilidade mostre que serve para alguma coisa que melhore realmente a vida das pessoas ou irão apenas ficar se digladiando para ver quem brada mais alto? Gestão municipal isso pode angariar muitos votos.
Agora temos o DECULT (Departamento de Cultura). Esperamos que ela faça alguma coisa em relação ao que está sendo dito por essas franzinas palavras e não seja somente um meio de manipulação e contentamento dos soldados ideológicos.
Vamos ler, perguntar, conhecer, discutir, sei lá. Vamos fazer alguma, o tempo corre, ou apenas iremos simplesmente usar aquela obsoleta e tola sentença que não convém mais repetir???

1 comentários:

  1. Francisco meu caro parabéns pela postagem, quero me colocar a disposição dessa impreeitada também tenho muita vontade de que isso seja realmente esclarecido, abraço!
    Evaldo Badú

    ResponderExcluir