A reprodução total ou parcial de qualquer texto deste blog, sem a permissão por escrito do autor, será considerado crime e o infrator (a) responderá processo judicial por infringir a lei de direitos autorais!

Translate

Pesquisar este blog

Seguidores

Gostou deste blog? Então por favor, compartilhe nas redes sociais! OBRIGADO!!!

quarta-feira, 9 de julho de 2014

A Copa do Brasil e não dos brasileiros


É! Pouco a pouco vão tirando as bandeiras dos carros, dos mastros. Vão se guardando as camisas, e apagando as pinturas. Existem aqueles mais fervorosos, que foram mostrados nos noticiários quebrando aparelhos de TV's. Presenciei alguns rasgando, e puxando a camisa que levava o verde e o amarelo. Isso porque aquilo que era motivo, talvez o único, de orgulho, depois de ontem não passou de uma vergonha. E agora do que vão se orgulhar o povo brasileiro?! Sim, como, acredito que todos os brasileiros, me entristeci com a derrota. Mais minha tristeza era pequena, logo passou. Maior é a tristeza quando vejo o tanto de vezes em que o Brasil já perdeu. Vejam o nosso falido Sistema Único de Saúde, vejam o nosso analfabetismo funcional, percebam nossa economia sendo levada nas costa de um programa de distribuição de renda direta. Mas, a humilhação não para por aí, vivemos na insegurança, temos que lidar com as indiferenças, já que as diferenças muitas vezes não são aceitas. Outra vergonha é o nosso patriotismo, porque que só vestimos as cores da bandeira nos períodos de Copa do Mundo, será que não vale a pena trajar-se com o verde e o amarelo para lutar por uma vida mais justa, por uma sociedade igualitária, por um melhor lugar para viver?!

Parece que não. O futebol parece ser o bastante, esse de vez em quando tem um investimento, mas parece que é só este. Pois somos, depois dessa derrota acho que é melhor empregar o éramos, o país do futebol, isso mesmo esqueçam dos outros esportes, esqueçam dos triatletas, dos corredores, dos nadadores, dos alpinistas, estes se trazem dinheiro e repercussão, quando trazem, são poucas.

Mas, quem sabe essa derrota sirva-se de lição. Sirva para mostrar que não temos um Brasil tão belo quanto ao que foi mostrado nos últimos 28 dias de Copa. Que mostre que falta se investir nos demais setores da sociedade. É sempre assim, arruma a casa pois tem visita! Coloque-se a sujeira em baixo do tapete, ou em outro lugar que seja bem escondido, para que ninguém possa ver.

David Luiz disse, chorando (eu acreditei no choro dele): “Eu só queria levar alegria pro povo, pra minha gente que sofre tanto […] eu só queria ver meu povo sorrindo […] vê o brasileiro sorrindo pelo menos por cauda do futebol...” Mas é isso, ele está certo, mesmo para aqueles brasileiros que nem de longe saberia explicar o que é um estádio de futebol, mesmo para aqueles que não tem condição de assistir ao jogo em uma Fan Fest, mesmo aqueles que não poderia ver em uma TV com alta qualidade de imagem e som, sorririam ao saber que o Brasil venceu o jogo.

Mas não foi assim, e aquele momento de alegria, de anestesia acabou, e todos são obrigados a lembrar o pesadelo (realidade) que se tem. Do salário comprometido em suaves prestações, do recesso escolar que já está acabando, da corrupção (ativa e tanto) que assola e dá de lapada, muito maior que a 'pêia' do jogo Brasil vs Alemanha.

Não, creio, vai se esperar muito! Daqui a pouco aparecerão os mais diversos casos, que tão corriqueiramente aparecia nos noticiários brasileiros. Os desvios, as brigas, os casos de racismo, a até mesmo daquela senhora que morreu por falta de atendimento médico. Vão ter também as notícias dos heróis: dos bombeiros que salvam milhares de vidas, do honesto que devolveu algum dinheiro perdido, dos professores, que fazem das vísceras (tripas) coração, que ensinam sob condições precárias. 

Tudo isso por que a Copa vai acabar. E vai mostrar, que, evidentemente, foi a Copa do Brasil. Mas, de forma alguma foi a Copa dos brasileiros.

1 comentários:

  1. A verdade que nos resta é a concentração nas necessidades prementes, ensejar mudanças políticas. Todos sabíamos que essa copa seria pura política. ópio para o povo esquecer a podridão decorrente do sistema de governo medíocre do nosso país que ainda faz uso de elementos criados pelos antigos romanos como forma de ganhar apoio da população em geral, este em questão é a política do"Pão e Circo" dar diversão e e alimento afim de manipular os interesses dos cidadãos. Devemos mostrar nosso patriotismo exuberante nas urnas. Para quem não tem informação, o Brasil tem sim dinheiro de sobra para sanar os problemas dos brasileiros, o que não temos é um governo que saiba investir nos recursos que dispomos, como um país que é um dos maiores doadores de alimentos para ONU, deixa seu povo morrer de fome? ADMINISTRAR! é disso que precisamos e já!

    ResponderExcluir